
O deputado federal Éder Mauro (PL-PA) participou, recentemente, de uma reunião estratégica com os presidentes estaduais do Partido Liberal de todo o Brasil, em Brasília.
Ele, que comanda o PL paraense, postou uma foto nas redes sociais e ressaltou a liderança de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto. “Temos uma oposição firme e propositiva ao governo federal, com o objetivo de fortalecer o partido em âmbito nacional”, garantiu o parlamentar.
A fala não é por acaso. Ele é virtual candidato ao Senado da República. Éder Mauro se apoia em questões consolidadas: a liderança do PL no Pará, a parceria com o ex-presidente e, por fim, há questões eleitorais – não menos importante, claro.
Há que se considerar o crescimento expressivo da votação do delegado nas últimas eleições municipais. Em 2016, quando disputou pela primeira vez a Prefeitura de Belém, Éder obteve 128.549 votos (16,53%). Já em 2024, registrou um salto significativo: 326.411 votos (43,64%) – um crescimento de 154%.
Além disso, há a estruturação do Partido Liberal no Estado. O crescimento de comissões, por exemplo, registrou saldo positivo de quase 400%. As comissões atuam de forma coordenada e localizada para fortalecer bases da sigla no Pará, resultando em candidaturas mais competitivas.
Éder foi segundo lugar no pleito municipal, teve palco no segundo turno e utilizou o tempo para reforçar o seu coeficiente eleitoral. Talvez para a sua principal batalha: a disputa por uma vaga no senado.